Avaliação por Pontuação

Nesta modalidade, o avaliador de um resumo não emite um parecer de aprovação ou desaprovação; ele se limita a responder um questionário onde as opções de resposta de cada questão possuem pontuações invisíveis a ele. Assim, baseado nas respostas selecionadas, o sistema calculará uma pontuação para essa avaliação.

  1. No menu Trabalho > Opções selecione Modo de Resultado = Por pontuação. Clique em Salvar.
  2. Acesse o menu Trabalho > Etapas de Avaliação > Etapa 1 > Questionários. Abra um questionário já existente ou crie um novo.
  3. Dentro do cadastro do Questionário, clique em Questões para entrar no cadastro das Questões que o compõem.
  4. Crie as Questões para seu Questionário, usando o Tipo = Texto Curto.
  5. Após salvar cada Questão, entre em Opções de Resposta para cadastrar as opções de respostas correspondentes. Ao cadastrar uma Opção de Resposta, o Texto com o que será apresentado ao avaliador como opção, e o Peso que será a quantidade de pontos que essa opção aportará à pontuação da avaliação do resumo. O peso é invisível para o avaliador, portanto se você quiser que ele saiba o peso de cada opção, inclua essa informação no Texto.
  6. Se desejar, pode também incluir questões abertas utilizando o Tipo = Texto Longo e sem cadastrar opções para elas (por exemplo, um campo de comentários).

Quando o avaliador abrir um resumo para avaliação, ele terá que responder o questionário selecionando uma opção em cada questão. Quando ele submeter a avaliação, o sistema somará os pesos das respostas selecionadas e o valor dessa soma será a pontuação do resumo. Se o resumo receber várias avaliações, a pontuação será calculada pela média aritmética das pontuações das avaliações recebidas.

Para visualizar a pontuação dos resumos na listagem geral, acesse o menu Inscrição > Gerenciar e abra a aba Opções. Dentro dela selecione Pontuação e clique em Aplicar.

Resultado Baseado na Pontuação

É possível ligar um resultado, como "Aprovado" ou "Rejeitado", a uma faixa de pontuações. Para isso:

  1. Acesse o menu Trabalho > Opções de Resultados.
  2. Adicione uma opção de resultado ou abra uma já existente, e preencha os campos Pontuação Mínima e Pontuação Máxima com o intervalo desejado para esse resultado. Por exemplo: Para o resultado Aprovado, pode usar Pontuação Mínima = 60 e Pontuação Máxima = 100. Não é necessário preencher ambos campos. Se um deles ficar sem preencher, será utilizado o intervalo aberto, sem limite mínimo ou máximo. No exemplo anterior, se Aprovado for o melhor resultado possível, então só precisaria preencher Pontuação Mínima = 60 deixando Pontuação Máxima vazio, assim qualquer pontuação acima de 60 produzirá o resultado Aprovado.

results matching ""

    No results matching ""